barra
            AMIGOS DO PROJETO  
 
img01  
img01
img01

Notícias

Primeira faculdade de medicina do Brasil será restaurada

 

Um dos mais importantes patrimônios culturais do Centro Histórico de Salvador e do Brasil, o prédio da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, acaba de ganhar projeto de restauração e revitalização. O lançamento do Projeto de Restauração do Complexo Monumentalda Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, ocorrerá no próximo dia 9, às 11h, com a assinatura de um protocolo deintenções entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Ministério da Cultura(Minc), Petrobras e Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão da UFBA (Fapex). A faculdade é a primeira instituição deensino superior do Brasil e também a primeira faculdade de medicina do País.

O projeto foi aprovado em 2006 pela Lei Rouanet, criada pelo governo federal para incentivar investimentos culturais, e prevê a restauração da chamada Ala Nobre(parte frontal onde estão os principais salões, o Memorial da Medicina Brasileira, diretoria e área administrativa), de anexos, pátios externos, móveis, assim como a conclusão da Ala Nordeste.

A Faculdade de Medicina possui uma área construída superior a 20 mil m². O projeto de revitalização contará com o patrocínio da Petrobras, que já disponibilizou para este ano recursos da ordem de R$ 3 milhões. Uma dasprioridades é a recuperação do telhado do prédio, face à proximidade do períodode chuva na capital baiana, que sempre intensifica as goteiras e aumenta os riscos de desabamento do teto.

Caberá ao Comitê Gestor definir em que seqüência se dará a restauração daspróximas áreas, à medida que novos recursos sejam captados para o projeto. As negociações já estão em curso, para evitar que o processo sofra descontinuidade por demora ou falta das verbas restantes previstas.

As obras serão iniciadas ainda este semestre. A Ala Nobre, um dos principais alvos dos trabalhos, possui uma área de 4.350 m², composta pelo pavimento superior, onde estão o Salão Nobre, a Sala da Congregação e Sala dos Lentes, pavimento térreo e Museu Arqueológico. O local abriga telas, fotografias, documentos e desenhos emoldurados, murais, mobiliário, lustres etapeçaria, que também serão restaurados.

 

Conjunto arquitetônico é um dos mais imponentes
do Centro Histórico de Salvador

 

Bicentenário

O prédio secular da Faculdade de Medicina é um dos mais belos e imponentes do Centro Histórico de Salvador e integra o conjunto arquitetônico do Pelourinho, tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A meta é que o projeto derestauração seja executado no prazo de dois anos e meio, e concluir a primeira etapa das obras para as comemorações dos 200 anos de fundação da faculdade, nodia 18 de fevereiro de 2008.

Criadaem 1808, pelo príncipe-regente de Portugal, Dom João VI, a faculdade começou afuncionar com o nome de Escola de Cirurgia da Bahia, ocupando o prédio do então Hospital Real Militar (sede do antigo Colégio dos Jesuítas). A escola foi posteriormente transformada em Academia Médico-Cirúrgica, até ganhar a denominação de Faculdade de Medicina da Bahia, em 1832.

Ao longo da sua história, a instituição exerceu grande influência na política esociedade brasileiras, sem falar na sua forte contribuição para o desenvolvimento da ciência médica e dos primeiros experimentos e pesquisas do País nas áreas de doenças tropicais, medicina legal, antropologia e psiquiatria. Entre os nomes ilustres que passaram pela Faculdade de Medicina, destacam-se Nina Rodrigues, Juliano Moreira, Afrânio Peixoto, Alfredo Britto, Gonçalo Muniz, Carlos Chagas, Oscar Freire, Manuel Vitorino, Prado Valadares, Martagão Gesteira e Pirajá da Silva. Desde a sua fundação, já graduou 11.350 médicos da Bahia e dos demais estados brasileiros.

 

Assessoriade Comunicação Social
5.3.2007

 
 
restauração passo a passo
petrobras ministerio da cultura governo do brasil fapex UFBA cremeb