| As obras de recuperação da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, serão iniciadas pelo telhado da Ala Nobre, área frontal onde estão as principais salas do imóvel. A decisão foi anunciada pelo reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, durante a solenidade de assinatura do protocolo de intenções do Projeto de Restauração do Complexo Monumental da Faculdade de Medicina, realizada hoje (9) no Anfiteatro Alfredo Britto, na sede da instituição. |
O protocolo foi assinado pelo secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, pelo gerente executivo de Desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Petrobras, Antônio Sergio Oliveira Santana, pelo diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex), Osvaldo Barreto, além do reitor Naomar de Almeida Filho.
O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet e recebe patrocínio da Petrobras. Para este ano, a companhia já liberou R$ 3 milhões, que vão permitir o início das obras de recuperação da Ala Nobre (onde estão, entre outros, o Memorial da Medicina Brasileira, o Salão Nobre, a diretoria e área administrativa), de anexos, pátios externos, móveis e quatros. Também vai concluir os serviços na Ala Nordeste. iniciados pela Escola Oficina de Salvador.
O complexo arquitetônico abriga a primeira instituição de ensino superior do Brasil, e a primeira faculdade de medicina do País. A previsão é que as obras na Ala Nobre fiquem prontas para a comemoração dos 200 anos da instituição, em fevereiro de 2008.
Assessoria de Comunicação Social
9.3.2007 |