barra
            AMIGOS DO PROJETO  
 
img01  
img01
img01

A Faculdade
História

 

A Faculdade de Medicina é um monumento do ensino superior do Brasil. Foi criada em 18 de fevereiro de 1808, pelo príncipe-regente de Portugal Dom João VI, como Escola de Cirurgia da Bahia. Cinco anos depois, o nome mudou para Academia Médico-Cirúrgica e, em 1832, ganhou a denominação de Faculdade de Medicina da Bahia. Ocupa o imóvel do antigo Hospital Real Militar da Cidade do Salvador, que funcionava, por sua vez, no prédio do Colégio dos Jesuítas, construído em 1553, no Terreiro de Jesus, área em que teve início o povoamento da capital baiana.


Na condição de primeira Faculdade de Medicina do Brasil, a instituição foi pioneira no desenvolvimento de estudos e pesquisas nas áreas de doenças tropicais, psiquiatria, antropologia e medicina legal, com forte contribuição para o avanço nos procedimentos e tratamentos de doenças típicas do País.


Entre os muitos estudiosos e profissionais ilustres que passaram pela instituição, destacam-se Nina Rodrigues, Juliano Moreira, Afrânio Peixoto, Alfredo Britto, Gonçalo Muniz, Carlos Chagas, Oscar Freire, Manuel Vitorino, Prado Valadares, Martagão Gesteira e Pirajá da Silva.

 

 
restauração passo a passo
petrobras ministerio da cultura governo do brasil fapex UFBA cremeb